Quando o relógio biológico faz Tic-Tac

Já só vê bebés?

Está a pensar em engravidar?

Ao olhar para as pessoas na rua, vê todas com bebés em carrinhos ou nas barriguinhas?

 

Não é coincidência. Quando queremos muito algo, parece que estamos rodeados do que tanto queremos. Com a gravidez e o desejo de ter filhos, é igual.

Antes de engravidar, idealmente, a mulher deve fazer um check-up médico. Deve verificar o seu estado de saúde para que tenha certeza que está e, possivelmente, manter-se-á saudável durante a gravidez.

Ao longo da vida da mulher, é essencial que seja acompanhada do ponto de vista ginecológico com a realização dos rastreios de prevenção de patologias do colo do útero.

Se é acompanhada por um médico especialista em ginecologia e obstetrícia, este poderá ajudar a encaminhar para o melhor início do projeto “ser Mãe”.

Quando acompanhada pelo médico de família, este é também um profissional perfeito para a acompanhar e ainda pode contar com a ajuda e apoio de uma enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, que estão normalmente presentes nos centros de saúde.

Se pretender um acompanhamento diferente, individualizado e personalizado, pode contar com o programa BabyRoots by Carolina Ricardo, onde para além de Enfermeira, conta com uma vasta rede de apoio por outros profissionais de saúde especializados em saúde materna e infantil.

Por isso, antes de parar o método anticoncepcional (se utilizar), consulte o seu médico ginecologista e/ou médico de família!

 

Próximo passo: começar a tentar.

Até lá,

 

Um abraço

Vera Mouzinho

(Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia)

Imagem: MicrovOne/Getty Images