“A musicoterapia é a utilização profissional da música e dos seus elementos na intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidianos. Pode ser aplicada individualmente, em grupo, em famílias ou em comunidades, procurando otimizar a qualidade de vida e melhorar o bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual” (Federação Mundial de Musicoterapia, 2011).
Na musicoterapia, a música é utilizada como um meio para atingir um fim, este que se denomina objetivo terapêutico. Por sua vez, o(s) objetivo(s) terapêutico(s) vão ao encontro das necessidades emocionais, cognitivas, físicas, comportamentais e comunicativas do indivíduo.
A musicoterapia em geral engloba diversas fases de desenvolvimento inter-relacional entre o cliente e o terapeuta (devidamente qualificado). Ambos os participantes desenvolvem perspetivas em conjunto, mesmo ao nível não verbal. A exploração das diversas possibilidades para que se conectem e interajam deve estar presente num processo terapêutico através da música.
Na Infância, a musicoterapia tem diversos benefícios ao nível da estimulação cognitiva, motora e multisensorial.
Se queres saber mais sobre como esta terapia te pode ajudar, enquanto cuidador, a promover o desenvolvimento global da criança, inscreve-te.
Dinamizadora– Beatriz Carvalho.
Antes de adquirir os bilhetes saiba que:
- Na ausência ou desmarcação com menos de 48h não é possível fazer a devolução do valor pago.
- Ao participar nos nossos eventos autoriza a recolha e divulgação de imagens, salvaguardando a identidade dos participantes.