Alimentação na Gravidez e pós parto – MITO ou REALIDADE?

Por Tatiana Santos Gonçalves (Nutricionista)

 

Quem é que já ouviu dizer “Senão satisfazes os teus desejos, o teu filho vai nascer com cara de …” ou “Se beberes uma cerveja preta vais ver que tens mais leite”. Muitos destes mitos acompanham a mulher durante a gravidez e pós parto, o que faz com que muitas vezes se tente de tudo, mesmo que seja apenas um MITO.

Então hoje vamos falar de mitos na gravidez e pós-parto.

 

1- A canela pode provocar aborto?

É certo que a canela aumenta a circulação sanguínea e estimula as contrações uterinas mas ainda não estão definidas quantidades “ideais” em cada trimestre da gravidez.

Mas no final de contas, a quantidade de canela que comemos é assim tão significativa? Há por aí amantes de canela? Se assim for, controlem só a quantidade mas não têm que deixar de a utilizar como condimento e , se possível, evitem a forma mais processada da canela.

Mito ou Realidade? – MITO

 

2- As gestantes não devem comer carnes cruas?

Deve ser evitado as carnes e derivados crus ou mal cozinhados, carnes frias curadas e fumadas (como chouriço, salame, paio) e patês de carne pelo risco aumentado de E.coli, Salmonella, Campylobacter e Toxoplasma gondii. Assim, devem cozinhar bem a carne (deixem lá o mal passado agora!).

Mito ou Realidade? – REALIDADE

 

3 – As bebidas alcoólicas prejudicam a formação do feto?

O álcool atravessa a placenta durante a gravidez e é transferido para o leite materno, ou seja o bebé fica exposto. Deve ser incutida a abstinência total na mulher grávida e durante a amamentação porque pode ter efeitos adversos a curto e longo prazo no bebé. Se tem dificuldade em fazer uma abstinência total, consulte um profissional especializado na área para a ajudar

Mito ou Realidade? – REALIDADE

 

4- As grávidas devem comer “por dois”?

Sabemos que o aumento de peso durante a gravidez está “tabelado” e depende do Índice de Massa Corporal (IMC) da mulher prévio à gravidez. Durante o 1º trimestre recomenda-se que as gestantes mantenham a sua alimentação habitual pelo que não há necessidades de aumento do consumo energético. No 2º trimestre deve haver o aumento de cerca de 330kcal com o aumento do aporte de hidratos de carbono e proteínas. No 3ºtrimestre o aumento deve ser de cerca de 452kcal e pode haver realmente mais fome pelo que a alimentação deve ser mais cuidadosa e apostar mais nos snacks. Calma mamãs, podem aproveitar a gravidez para abusar mas com moderação, ok? E não se comparem. Cada mulher é uma mulher, cada gravidez é uma gravidez!!!

Mito ou Realidade? – MITO

 

 5- As grávidas não podem comer sushi?

Então tema algo controverso…por si só o sushi não é um alimento potencialmente portador de toxoplasma gondii, o que provoca a toxoplasmose (mamãs, no 1ºtrimeste fazem esta análise e ficam logo a saber da vossa vida).

Está realmente recomendado evitar sushi, sashimi, ceviche, peixes crus ou mal cozinhados e outros peixes com elevado teor de metilmercúrio mas o que vos aconselho é: quem é imune à toxoplasmose pode comer com moderação (alimentação variada lembram-se?), quem não é imune evite.

Mito ou Realidade? – “NIM”

 

6- As tâmaras auxiliam no trabalho de parto?

Está descrito que as tâmaras têm um efeito semelhante à ocitocina (é a hormona do amor!) e por isso reduz a necessidade de indução de parto e existe uma dilatação mais rápida. Além que não tem efeitos adversos na mãe nem no bebé. Por aí alguém a precisar de tâmaras? Fazemos tudo para os nossos rebentos nascerem, certo? Lá vai mais uma tâmara.

Mito ou Realidade? – REALIDADE

 

7- A cerveja aumenta a produção de leite. É verdade?

Quando se fala em cerveja temos de ver duas coisas: cevada vs álcool. O que começa a ser mais falado é a relação da cevada com a produção de leite porque acha-se que esta ajuda na produção de prolactina (é a hormona que estimula a produção de leite). Mas a cerveja pelo seu teor de álcool tem o efeito contrário e inibe o reflexo de ejeção do leite.

Em vez de cerveja que tal papas de cevada? Querem a receita? – envia-me um e-mail 🙂

Mito ou Realidade? – MITO

 

Segue bons conselhos e tem uma gravidez saudável, sem que tenhas que renunciar a tudo o que gostas de comer 🙂