Alterações Emocionais

“Sublinharmos que ‘Maternidade nem sempre rima com felicidade’ é a nossa forma de tentarmos diminuir o estigma e a pressão associados à depressão e a outros problemas de saúde mental perinatal. Não basta que este tema seja cada vez mais abordado nos meios de comunicação social e internet (…). É preciso que as mulheres saibam que podem e devem procurar ajuda, sem medo, sem vergonha e sem culpa. É preciso que a ajuda lhes seja dada.” (1)

Por vezes, quando há um desequilíbrio emocional na gravidez e/ou no pós-parto, a mulher, o companheiro (a), ou ambos, podem passar por algumas alterações emocionais, podendo sentir, maior preocupação, ansiedade, irritabilidade, tristeza, insónia, falta/excesso de apetite, perda de energia física e emocional, perda de confiança e autoestima, diminuição da capacidade de concentração, vontade de se isolar(em), estar obsessivamente focada(o) no bebé e na sua segurança e higiene (por exemplo), ou o oposto, sentir(em) medo de estar(em) sozinha(os) com o bebé e/ou de cuidar(em) dele, sentir culpa por considerar que não é boa mãe o suficiente, entre outros.

Passar por todas as emoções acima identificadas poderá ser naturalmente decorrente do momento presente afeto à transição para a maternidade/paternidade, contudo, quando se torna numa constante, dia após dia, e quando traz dor emocional associada, poderá ser difícil lidar com esta realidade, acentuando as dúvidas, medos e inseguranças subjacentes.

No Centro Mulher, Filha e Mãe encontrarão um espaço tranquilo, acessível, com profissionais qualificados, consultas e sessões individuais e em grupo específicas para lidarem da melhor forma com estas alterações emocionais.

Contactem-nos ou marquem um encontro connosco via online ou presencial .

(1)-Macedo, A.F.; Pereira, A. T. (Coords) (2014). Saúde Mental Perinatal: Maternidade nem sempre rima com felicidade. Lousã: Lidel.

Os desequilíbrios emocionais na gravidez e no pós-parto são frequentes. Entre em contacto connosco e saiba como podemos ajudar.

Missão

Que as mulheres transitem para a maternidade da forma mais tranquila possível, tendo em vista o seu bem-estar emocional, do(s) seu(s) bebé(s), companheiro(a) e família.

Somos um espaço de apoio materno-infantil com especial enfoque na promoção do bem-estar emocional na gravidez e pós-parto e na promoção de um desenvolvimento infantil saudável e equilibrado


Arvore dos Bebes – Copright 2018 - Todos os direitos reservados

Receba nossas noticias:

Siga-nos